Técnica do WOWSTUDY Psicomotricista
Experiência profissional em intervenção psicomotora com crianças e jovens com perturbações do neurodesenvolvimento e dificuldades de aprendizagem específicas.
Sou a Sara Henriques e é a trabalhar com crianças e jovens que me sinto realizada. A minha área de maior interesse é o desenvolvimento infantil e desde pequena que faço voluntariado com crianças. Foi com estas experiências que me apercebi que queria que toda aquela agitação fizesse parte da minha vida. Cruzei-me com crianças com inúmeras características, mas foram as mais atípicas que despertaram o meu interesse. Isso levou-me à licenciatura de Reabilitação Psicomotora na Universidade de Évora e, mais tarde, à pós-graduação em Educação Especial, domínio da Intervenção Precoce na Infância no Instituto Piaget de Almada. A partir desse momento, tenho trabalhado com crianças com perturbações do neurodesenvolvimento e com dificuldades de aprendizagem específicas, em diversos contextos. Devido ao meu gosto pela educação e de modo a melhorar o meu conhecimento e qualidade de intervenção, fui fazendo formações complementares. Nomeadamente, tornei-me formadora certificada em 2022, devido à minha vontade de transmitir o meu conhecimento. Escolhi a área da Psicomotricidade pela vontade de fazer a diferença na vida das crianças com quem me cruzo. Trabalhar na Clínica da Educação, mais concretamente no projeto WOWStudy, permite-me fazê-lo diariamente. Neste projeto temos em conta as características específicas de cada criança, através de apoio psicopedagógico, implementação de programas de intervenção psicomotora e estimulação cognitiva. Deste modo, desenvolvemos a autonomia e competências sociais e pessoais, com a preocupação de transmitir estratégias de organização e de planeamento, assim como técnicas de estudo que melhor se ajustem ao perfil de cada criança. A relação é a base do nosso trabalho, pois acreditamos que o vínculo é um pilar essencial para uma intervenção de sucesso. É a partir dele que conseguimos a criação de um espaço seguro que permita confiança e sinceridade, aspectos fundamentais para que ocorra a aprendizagem efetiva.